25 fevereiro, 2006 

ERNESTO vs. PEDRO RENATO nos 20 ANOS da RUC

Um momento único e especial!

Ernesto vs. Pedro Renato - 3 de Março - TAGV

Image hosting by Photobucket

A Rádio Universidade lançou o desafio ao sueco Ernesto para vir até Coimbra e durante uma semana trabalhar com um músico português para juntos apresentarem um espectáculo único onde recriam temas do sueco de «A New Blues», trabalham em inéditos concebidos nesse tempo e reciclam clássicos com novas roupagens. O desafio foi prontamente aceite e é com um orgulho desmedido que a Rádio Universidade de Coimbra apresenta um momento único: Ernesto vs Pedro Renato, 3 de Março, no TAGV.

ERNESTO Jonatan Bäckelie Terris, sueco que reparte o seu tempo entre Gotemburgo e Birmingham, depois de estudar música anos a fio deu os primeiros passos na música de dança e acabou por lancar vários EP's e ser requisitado por projectos como os Beanfield, Stateless ou Swell Session (todos da Compost Records) e acompanhou nomes como Yukihiro Fukutomi ou os Plej (de quem se tornou uma voz carismática que chegou mesmo a ser ouvida na série de culto Six Feet Under – Sete Palmos de Terra). Em 2005 lança o seu primeiro grande projecto «A New Blues» pela editora londrina Exceptional Records. Neste disco cruza a música negra com a electrónica duma forma absolutamente impressionante, mostrando a sua paixão pelo que de melhor foi feito nos seus formatos clássicos e a sua atenção ao que de melhor se vai fazendo no campo da música electrónica. Blues, Soul e Gospel partilham o espaço do formato canção com a electrónica ora formatada ora minimalista.

PEDRO RENATO Músico de Coimbra que desde há 10 anos lidera os Belle Chase Hotel, Pedro Renato mantém ainda o projecto (sobretudo dedicado a bandas sonoras originais) Azembla's Quartet e nos últimos tempos tem produzido discos como os de Danae e Boitezuleika ou os novos e ainda prestes a sair «Ellas» e «António Olaio & João Taborda». Versátil instrumentista e melómano por convicção, Pedro Renato dispensa grandes apresentações e é um dos raros casos de criatividade associada ao extremo bom gosto.

RÁDIO UNIVERSIDADE DE COIMBRA A RUC é uma secção cultural sem fins lucrativos da Associação Académica de Coimbra - a mais antiga associação de estudantes do país - funcionando como escola de rádio aberta aos estudantes da Universidade de Coimbra desde os anos 20, na altura sob o nome «Centro Experimental de Rádio». A partir de 1986 é também um dos órgãos de comunicação social oficiais de Portugal, tendo-lhe nessa altura sido atribuído em concurso público o alvará de rádio local. Para além de assegurar uma emissão contínua em 107.9 FM na região centro do país, a RUC está igualmente disponível através da Internet no endereço www.ruc.pt. Apostando sobretudo numa programação alternativa por excelência, a RUC empenha-se também na promoção e organização de eventos musicais e culturais. Nos últimos anos, foi responsável pela presença em Portugal de nomes como Pascal Comelade, John Zorn, Carl Hancock Rux, Perry Blake, Blixa Bargeld, Calvin Johnson, Stereo Total, Zita Swoon, Françoiz Breut, Bastien Lallemant, entre outros. Muitos deles em concertos únicos e inéditos no nosso país. Nas comemorações do seu 20º aniversário enquanto rádio local (01 Março 2006), a RUC apresenta Ernesto e Pedro Renato num concerto único, integrado ainda na 8ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

BILHETEIRA DO TAGV – Reservas pelo telefone 239 855 636 (horário 17-22h)

PREÇO: 10 EUR (bilhete normal) 7,5 EUR (estudantes)

15 fevereiro, 2006 

Ciclo de Ópera no Allegro

Maria Callas ( 1923-1977)



Maria Callas nasceu em Nova Iorque em 1923. Faleceu em Paris 1977.
Apesar de ter nascido nos Estados Unidos, os pais eram imigrantes gregos.
Regressou à Grécia com a sua mãe em 1937, onde estudou canto no Conservatório de Atenas. A sua estreia é marcada por alguma discussão. Alguns situam-na em 1937, como Santuzza, numa montagem estudantil da Cavalleria Rusticana, de Mascagni; outros, à Tosca de Puccini em 1941, na Ópera de Atenas. No entanto o seu primeiro papel em Itália teve lugar em 1947, na Arena de Verona, com a ópera La Gioconda, de Ponchielli, sob a direcção de Tullio Serafin, que se tornaria seu mentor.
Callas começou a despontar no cenário lírico em 1948, com uma interpretação bastante notável para a protagonista da ópera Norma, de Bellini, em Florença. Todavia, a sua carreira só viria a projectar-se no ano seguinte, quando a cantora surpreendeu a critica e publico ao altrernar, na mesma semana, récitas de I Puritani, de Bellini, e Die Walküre, de Wagner. Callas prepara o papel de Elvira para a primeira ópera em apenas dois dias, a convite de Serafin.
A partir dos anos 50 Callas começou a apresentar-se espaços de espectáculos importantes como o La Scala , Convent Garden e Metropolitan.
No final da década a sua voz começou a apresentar sinais de declínio, diminuindo consideravelmente a sua participação em óperas completas, limitando- se a cantar em recitais e eventos de gala, acabando por abandonar os palcos em 1965.
Ensinou na Juilliard School, no inicio dos anos 70, retornando aos palcos para uma série de concertos um pouco por todo o mundo, ao lado de Giuseppe Di Stefano. Foi um sucesso de público, mas foi massacrada pela critica especializada, abandonando em definitivo a carreira de cantora lírica.
Faleceu em Paris, no seu apartamento vítima de um ataque cardíaco em 1977, com 53 anos.
Atendendo ao seu pedido, as suas cinzas foram espalhadas no Mar Egeu.

 

Agenda - Casa da Música


Sexta 17 Fevereiro 2006 21:00, Sala 1ONP 17 Fevereiro
Escrita para o quadragésimo aniversário da Revolução de Outubro, a Sinfonia nº 11 de Shostakovich é, na verdade, dedicada à primeira tentativa de revolução que teve lugar em 1905. Os momentos dramáticos do chamado "Domingo Sangrento" de Janeiro de 1905, ganham vida nas sonoridades inquietantes desta sinfonia. Bem contrastante é o ambiente insinuante da Suite Carmen que abre este concerto dirigido pelo conhecido maestro britânico Martin André.
15 EUR

Martin André direcção musical Programa: I Georges Bizet / Rodion Shchedrin: Carmen Suite II Dmitri Shostakovich: Sinfonia Nr. 11
Promotor: Casa da Música


Domingo 19 Fevereiro 2006 15:00Uma Aventura com Mozart e o Planeta das Cordas
Tim Steiner / Sam Mason Repetição do workshop anterior (Uma Aventura com Mozart e o Planeta das Cordas, para comunidades com crianças), mas agora para as famílias. DOM 19 FEV das 15h00 às 18h00 Destinatários: Famílias Preço: 1 euro
Promotor: Casa da Música
Segunda 20 Fevereiro 2006 19:30, Sala 1Orquestra do Séc. XVIII
Um concerto inteiramente dedicado a Mozart interpretado por grandes especialistas mundiais da música setecentista. Uma ocasião singular para ouvir dois concertos para pianoforte e orquestra com as sonoridades próprias do tempo de Mozart, tocado com instrumentos da sua época. Franz Brüggen "...um talento para criar espontâneas nuances de luz e sombra..." (The Independent, 2006)
20 EUR

Franz Brüggen direcção musical Paul Komen e Stanley Hoogland pianoforte Programa: I W. A. Mozart: Concerto para Piano e Orquestra nr. 20 K 466 W. A. Mozart: Trio Kegelstatt para piano, clarinete e viola II W. A. Mozart: Concerto para Piano e Orquestra nr. 26 K 537 (Coroação)
Promotor: Casa da Música

Sexta 24 Fevereiro 2006 21:00, Sala 1ONP 24 Fevereiro
Um Concerto de Carnaval quer-se divertido e variado. É essa a proposta deste concerto com a soprano Dora Rodrigues e dirigido pelo maestro titular da ONP, Marc Tardue.
15 EUR

Marc Tardue direcção musical Dora Rodrigues soprano Programa: Concerto de Carnaval I W. A. Mozart: Uma brincadeira musical K. 522Canteloube: Chansons d'Auvergne II P. D. Q. Bach: Abertura 1712 John Williams: Suite de Star Wars
Promotor: Casa da Música

Sábado 25 Fevereiro 2006 15:30Atelier de Construção de Instrumentos
Joaquim Domingos Capela, filho do luthier Domingos Ferreira Capela, perpetua a arte do seu pai num trabalho que, após um percurso diverso, retomou nos anos oitenta, empreendendo uma constante pesquisa sobre a arte da construção de instrumentos.Para aqueles que se interessam em conhecer a forma como nascem os instrumentos que depois darão vida à arte musical, J. D. Capela fará da Casa da Música a sua oficina e trabalhará na construção de violinos, acompanhando esse trabalho duma conversa na qual irá explicando as etapas a que submete o objecto em criação, partilhando pormenores da construção que colocam os seus instrumentos entre os mais procurados.Preço: GratuitoInscrições: Limitadas

Promotor: Casa da Música

Sábado 25 Fevereiro 2006 15:30Atelier de Construção de Instrumentos
Joaquim Domingos Capela, filho do luthier Domingos Ferreira Capela, perpetua a arte do seu pai num trabalho que, após um percurso diverso, retomou nos anos oitenta, empreendendo uma constante pesquisa sobre a arte da construção de instrumentos.Para aqueles que se interessam em conhecer a forma como nascem os instrumentos que depois darão vida à arte musical, J. D. Capela fará da Casa da Música a sua oficina e trabalhará na construção de violinos, acompanhando esse trabalho duma conversa na qual irá explicando as etapas a que submete o objecto em criação, partilhando pormenores da construção que colocam os seus instrumentos entre os mais procurados.Preço: GratuitoInscrições: Limitadas

Promotor: Casa da Música

Allegro

    Uma viagem desde o barroco alemão até ao século passado, visitando grandes mestres da composição musical. Um programa da Rádio Universidade de Coimbra, todos os sábados entre a meia-noite e a uma da manhã, em 107.9 fm ou pela internet em ruc.pt/emissao.php.
  • Locutor: Carlos Pina
  • classica @ruc.pt
  • Morada/Address:
    Programa Allegro
    RUC, Apartado 1178
    3000-315 Coimbra
    Portugal
[ perfil ]

apoios a este programa

Programas da RUC com página


Visitas desde 15.Ago.2005